DEUS TEM UM PROJETO DE VIDA PARA CADA UM DE NÓS.

(João 10:10b.)"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"!

Pr.Vagner Moraes

Pr.Vagner Moraes

Translate

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

dissensões e contenda na igreja



I Corintios 1:9-11  Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
Uma rede de intrigas na igreja joga os irmãos uns contra os outros, cria confusão e pode até causar divisão! Isto é obra do diabo!''Ao que cuida em fazer o mal, mestre de intrigas lhe  chamarão" (Provérbios 24:8).
Na igreja de Corinto: Aparentemente, aquela era uma igreja linda, sem problemas. Porém, por trás daquela aparência, havia um mal pernicioso, que estava destruindo toda a igreja. Ao longo de toda a carta de Paulo aos coríntios, ele trata de assuntos específicos que eram causa de problemas e divisões dentro da igreja: imoralidade, litígio, mau uso da liberdade cristã, etc. Aquela era uma igreja extremamente carnal, com um povo que brigava e fazia confusão por qualquer motivo.  PRESERVANDO A UNIÃO                                                                                            A comunhão na igreja de Corinto estava desmoronando. Toda aquela confusão estava sendo produzida pela soberba pessoal. Aquela experiência nos ensina  sobre  o  que  deve  ser  evitado  e o que deve ser feito para que a estrutura de uma igreja não seja abalada por estas questões.                                                                                              
Nas olimpíadas de Seattle, há algum tempo, estava prestes a acontecer uma corrida de 100 metros rasos para pessoas com deficiência física. No momento em que foi dada a largada, um menino caiu e começou a chorar. Então, todos os outros competidores voltaram, ajudaram-no e encorajaram-no. Juntos, foram todos abraçados até a linha de chegada. Uma igreja precisa ter  esse mesmo pensamento. Não podemos ficar competindo  e criando contendas. Por mais que seja bom chegarmos  em primeiro, dentro da igreja nós fomos chamados para sermos os últimos e, sempre, independentemente das circunstâncias, ajudarmos nossos irmãos.
Eu já ouvi dizerem que a igreja é o único exército onde os soldados feridos são deixados no chão. Que nós possamos mudar essa idéia, buscando simplicidade e apoiando a liderança, em vez de dividi-la.
        Filipenses (2:3) "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas, por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Há pastores, que são culpados em alimentar intrigas dentro da igreja. Por vezes ignoram quantos dentro da igreja, sofrem e se angustiam, quando vêem o pastor, esbanjando elogios a cantora "predileta" da congregação ou aquele irmão pregador com aparência de santidade , bajula  o pastor descaradamente. Com tudo isso, o campo está fertilizado; mesmo sem esses ingredientes,  aqueles que verdadeiramente são fiéis, sábios, habilidosos no trato das coisas de Deus, estão sempre caminhando pelas beiradas para não despertar o inimigo que está hibernando no coração e na alma de alguém. Há pessoas que são maravilhosas e nem precisariam se desviar do curso bom e natural da vida cristã, porém, um certo complexo de inferioridade se transforma numa arma poderosa,  para gerar  inimigos. O complexo de inferioridade  faz com que o portador, se levante contra qualquer um que pareça atrapalhar sua fome de evidênciar-se diante da igreja.
Não há nada pior, sabermos que alguém está dormindo mal e que eu ou você sejamos involuntariamente a causa dessa insônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixem aqui os seus comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.